Por que dói?

A movimentação dentária durante o tratamento ortodôntico se dá pela remodelação óssea. Essa remodelação é iniciada, a partir do processo inflamatório desencadeado no periodonto (dente/ligamento periodontal/ osso), após aplicação das forças ortodônticas. Então durante o processo de movimento do dente essas regiões que recebem as forças ficam “irritadas” e sensíveis gerando dor em algumas pessoas.

dor ortodôntica
A dor pode ser causada pela remodelação óssea
Analgésicos e Anti-inflamatórios

É possível, porém controverso, o uso de medicamentos para o controle da dor durante o tratamento ortodôntico, pois o modo de ação desses medicamentos para causar analgesia, também pode interferir no processo de reabsorção óssea, retardando o processo de movimentação dentária. Porém outros pesquisadores acreditam que os analgésicos e os anti-inflamatórios são administrados em doses pequenas e em curtos períodos de tempo, não causando interferência.
O ideal é avaliar o custo-benefício do uso do medicamento, priorizando o conforto do paciente.

Laser no alívio da dor

Também se indica a utilização do laser de baixa potencia para produzir menores índices de dor. Já se sabe que o Laser de baixa potência pode ser utilizado não só́ para alcançar um efeito analgésico, como para diversas outras finalidades.

Idade, gênero do paciente e dor

Pesquisas mais recentes relataram que os pacientes adultos são os que mais sofrem após a ativação do aparelho ortodôntico. E no gênero feminino os efeitos de dor e desconforto foram maiores que no sexo masculino, mas também observaram que as mulheres possuem maior capacidade de recuperação da sintomatologia dolorosa, após ativação do aparelho, que os homens.

Tipos de aparelho e dor

Antigamente os fios usados era apenas fios de aço, com menor flexibilidade e por isso exigiam a confecção de muitas alças para aumentar a flexibilidade.
Hoje se tem inúmeros tipos de fio com flexibilidade elevada, capaz de gerar forças muito leves sobre os dentes, reduzindo a sensibilidade.

Há também um novo tipo de aparelho que provoca menos dor por ter sua força liberada de forma gradual. Ele não exige elásticos pois possui gavetas que se fecham prendendo o fio dentro do bráquete. É o aparelho autoligado.

Uma observação importante é de que os aparelhos linguais (colados pelo lado de dentro) costumam machucar muito menos pois a língua retrai adquirindo uma nova posição na qual não traumatiza. Eles também são autoligados.

Recomendações válidas para controle e alívio da dor

As primeiras 24 – 72 horas após a instalação do aparelho costumam ser as mais desconfortáveis. Nestes primeiros dias, prefira alimentos macios e que não exijam muita mastigação. Pode-se manter a dieta mais restrita até a total adaptação com o aparelho. Mas alguns outros alimentos dever ser evitados durante TODO o tratamento, como alimentos muito pegajosos, muito duros e crocantes, nesses casos para evitar não apenas a dor mas também a fratura de bráquete. Alguns exemplos do que deve ser evitado são balas, pé-de-moleque, puxa-puxa, goiaba entre outros.

Evite a todo custo ficar roendo objetos duros como canetas, lápis ou roer unha.
Alimentos muito ácidos também devem ser evitados pois sensibilizam ainda mais a mucosa ferida nesses dias de adaptação. Podem inclusive facilitar o aparecimento das tão incômodas aftas.

A cera ortodôntica fornecida pelo ortodontista, ou também disponível nas farmácias forma uma barreira entre seu aparelho e a mucosa da bochecha.
Pode ser usada também pomada para aftas que forma um gel sobre a área machucada, facilitando a cicatrização.

Manter a mucosa bem hidratada também evita formação de úlceras, pois fica lubrificada e mais protegida do atrito dos bráquetes. Coloque um copo de água por perto quando for dormir. Se o paciente fizer uso de medicações que reduzem o fluxo salivar pode haver mais desconforto. Há a opção de usar saliva artificial borrifada na boca durante algumas vezes ao dia, reduzindo os desconfortos. Também para casos de redução do fluxo salivar pode-se usar sucos cítricos para maior estímulo das glândulas salivares.

Quando orientado a usar elásticos use de forma constante conforme orientado pelo seu ortodontista pois eles podem incomodar ainda mais se você não usa o suficiente para acostumar-se a eles. Se você usá-los por apenas algumas horas por dia ou algumas vezes por semana, você vai sentir mais desconforto do que se você usá-los o tempo todo.

Banderier J. B., Controle da dor durante tratamento ortodôntico. Disponível em: <http://www.mustapha.com.br/wp-content/uploads/2011/09/Dor-em-Ortodontia-Jade-Banderie WikiHow, Como Aliviar a Dor de Aparelhos Ortodônticos. Disponível em: http://pt.wikihow.com/Aliviar-a-Dor-de-Aparelhos-Ortodônticos. Acesso em: coloque a data de acesso: 25/09/2016. r-Fortaleza.pdf>. Acesso em 25/09/2016.

Dor e Movimentação Ortodôntica
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest