A introdução do fluoreto mudou toda a cena. Em 1945, a cidade de Grand Rapids, em Michigan, tornou-se a primeira a fluoretar seu fornecimento de água. Dez anos depois foi criado o primeiro creme dental fluorado, e a Colgate-Palmolive seguiu os mesmos passos em 1967, modificando o seu produto com aquele que se tornaria um dos ingredientes mais predominantes de combate à cárie nas pastas de dente: o monofluorofosfato de sódio.

Nos anos 70 e 80, os Estados Unidos foram inundados por diversas formas de fluoreto, e a fluoretação se tornou a pedra fundamental da odontologia preventiva na maioria dos países de língua inglesa. A incidência de cárie diminuiu, o declínio foi rápido, e os fluoretos merecem muito desse crédito.

Mas quando os dentistas americanos começaram a observar queda na incidência de cáries e aumento da fluorose nos dentes dos seus pacientes mais jovens, Então perceberam que se teria que de saber qual o melhor ponto de equilíbrio entre a incidência de cáries e a fluorose.

Desde 2009 a odontopediatria brasileira já recomenda o uso de flúor e em 2015 Associação Americana de Pediatria aprovou uso de creme dental com flúor desde o primeiro dente do bebê.

Os pais devem buscar produtos que tenham uma concentração de flúor entre 1100 e 1450 ppm (partes por milhão) indicado no rótulo. Concentração inferior a 500 ppm, não protege da cárie.

A higiene da boca do bebê pode ser iniciada com dedeira ou gaze, e depois com a erupção dos molares, o uso da escova de dentes torna-se obrigatório. Para escolher, basta seguir a indicação de idade especificada na embalagem.

Em geral, o ideal é escovar pelo menos de manhã e à noite para os menores de 2 anos. Sendo a última escovação, antes da criança ir dormir, a mais importante. A quantidade de pasta de dentes usada deve ser pequena, um esfregaço para crianças abaixo de 2 anos e uma ervilha para crianças entre 2 a 5 anos.

Leia mais:

http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2015/02/associacao-americana-de- pediatria-aprova- uso-de- creme-dental- com-fluor- desde-o-primeiro-dente- do-bebe.html

http://www.dentalpress.com.br/v5/noticias.php?id=6316

Flúor e suas controvérsias
Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest